Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/174
Título: Aplicação ao distrato das regras de proteção do aderente nos contratos de adesão
Autor(es): Figueiredo, Thiago Pedrosa
Orientador(es): Tomazette, Marlon
Palavras-chave: Contrato;Direito do Consumidor;Código Civil;Contrato de Adesão
Citação: FIGUEIREDO, Thiago Pedrosa. Aplicação ao distrato das regras de proteção do aderente nos contratos de adesão. Brasília, 2008. 61f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O contrato de adesão foi inicialmente regulamentado no Direito Brasileiro pelo Código de Defesa do Consumidor, em 1990. Depois disso, teve sua regulamentação legal estendida às demais relações de direito privado no novo Código Civil, vigente a partir do dia 11 de janeiro de 2003. Assim, as partes aderentes no Contrato de Adesão, sejam consumidores ou não, passaram a ter proteção especial, diante da diminuição de sua liberdade contratual em prol da celeridade das contratações. É sabido, no entanto, que o distrato, como uma das formas de extinção do vínculo contratual, também podem ser celebrados com características típicas de um contrato de adesão, com a elaboração de suas cláusulas por uma parte e a possibilidade de aderir ou não a esse conteúdo por parte da outra. Nesses casos, este trabalho busca investigar se as normas presentes na legislação permitem a mesma proteção prevista para os contratantes, aos que celebram o distrato do negócio jurídico.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito em Contratos e Responsabilidade Civil, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/174
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago Pedrosa Figueiredo.pdf252.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.