Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/178
Título: Controle preventivo de constitucionalidade realizado pelo poder legislativo.
Autor(es): Lima, Giuliana Rodrigues
Orientador(es): Silva, Christine Oliveira Peter da
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade;Poder Legislativo;Brasil;Processo Legislativo
Citação: LIMA, Giuliana Rodrigues. Controle preventivo de constitucionalidade realizado pelo Poder Legislativo. Brasília, 2010. 55f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo busca analisar o Controle Preventivo de Constitucionalidade exercido pelo Poder Legislativo, seus mecanismos adotados pela legislação pátria, seus contornos e limites. O parâmetro aqui empregado é o da elaboração das leis no âmbito do processo legislativo federal e a questão que o trabalho busca responder é qual a efetividade do controle de constitucionalidade exercido pela Comissão de Constituição e Justiça de ambas as Casas do Congresso Nacional. Tal controle serve realmente para impedir que proposições inconstitucionais tenham curso no processo legislativo? Para responder tal questionamento o trabalho apresenta o controle político, preventivo, exercido pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, e busca demonstrar que a CCJ é o órgão político competente para declarar, preliminarmente, a constitucionalidade ou não das proposições apresentadas. O entendimento central do trabalho é de que a Constituição Federal é o documento que ordena as atividades do Estado em sua forma e no exercício do poder. Por esse fato, está acima de todas as outras normas jurídicas e é o norte para a feitura de toda a legislação. Por isso é de fundamental importância o entendimento do controle de constitucionalidade político exercido pela Comissão de Constituição e Justiça e a sua relevância para o processo legislativo, como filtro para aquelas proposições apresentadas flagrantemente inconstitucionais.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/178
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Giuliana Rodrigues Lima.pdf240.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.