Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1816
Título: Licitação e o uso do poder de compra do Estado como instrumento de incentivo a inovação
Autor(es): Silvestrow, Sérgio Pimentel
Palavras-chave: Licitação;Poder de Compra, Estado, Brasil;Sistema Nacional de Inovação;Desenvolvimento Sustentável
Editor: IDP/EDB
Citação: SILVETROW, Sérgio Pimentel. Licitação e o uso do poder de compra do Estado como instrumento de incentivo a inovação. Brasília: IDP/EDB, 2015. 75f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta dissertação permitiu a realização de um estudo acerca do uso pelo Estado Brasileiro do seu poder de compra, mais precisamente da licitação como instrumento de incentivo à inovação tecnológica e desenvolvimento nacional sustentável. Seu objetivo foi verificar se poderia o Estado, de maneira eficiente e satisfatória, fazer uso de seu poder de compra para gerar tecnologias, fontes alternativas, incentivar a inovação, assim como promover o desenvolvimento nacional sustentável a medida que concilia esses objetivos com a Licitação, instrumento que, tradicionalmente, visa selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública e oferecer condições de igualdade àqueles aptos a contratar com o poder público. Nesta esteira, a pesquisa destacou conceitos pertinentes como o de Inovação Tecnológica, Sistema de Inovação, desenvolvimento econômico sustentável, licitação, fomento e outros. Por fim, buscou-se aduzir exemplos do uso do poder de compra buscando aliar o incentivo ao desenvolvimento inovativo e tecnológico atende aos fins do Estado Democrático de Direito.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1816
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Sergio Pimentel Silvestrow.pdf552.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.