Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1822
Título: Acesso á justiça e os métodos adequados de resolução de conflitos: a mudança de paradigma e a disseminação de uma cultura de paz.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Araújo, Mahyara Lopes da Silva
Palavras-chave: Acesso à Justiça;Conflitos;Conciliação;Resolução de Conflito, Métodos
Data do documento: 17-Nov-2015
Editor: IDP/EDB
Citação: Araújo, Mahyara Lopes da Silva. Acesso á justiça e os métodos adequados de resolução de conflitos: a mudança de paradigma e a disseminação de uma cultura de paz. Brasília: IDP/EDB, 2015. 67f.- Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Esta pesquisa versa sobre “O instituto da mediação em conflitos interpessoais no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios: a disseminação de uma cultura de paz, e o acesso à justiça”. A pesquisa visa salientar a relevância da mudança de paradigma consubstanciada na utilização, cada vez mais, dos métodos adequados de resolução de conflitos. Nesse sentido, busca-se verificar a efetividade dos métodos, em especial a mediação, como forma de assegurar o efetivo acesso à justiça. Busca-se, ainda, demonstrar os projetos desenvolvidos pelo Poder Judiciário, como, por exemplo, o Serviço de Mediação Familiar realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, bem como os trabalhos e parcerias desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, tais como o Programa de Estímulo à Mediação e a Justiça Restaurativa. A pesquisa foi elaborada a partir do método indutivo, partindo da análise prévia do acesso à justiça, da atual mudança de paradigma, passando pela análise dos métodos adequados de resolução de conflitos, inserindo-os no contexto prático, ou seja, como os métodos são aplicados no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Advocacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Família no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1822
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ Mahyara Lopes da Silva Araújo.pdf501.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.