Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1930
Título: Marco interruptivo da prescrição tributária do inciso I do parágrafo único do artigo 174 do CTN: (in)aplicabilidade da súmula 106 do STJ nos executivos fiscais.
Autor(es): Lima, Nathaniel Victor Monteiro de
Palavras-chave: Prescrição Tributária;Prescrição Tributária, Princípios;Prescrição Tributária, Súmula 106 STJ
Editor: IDP/EDB
Citação: LIMA, Nathaniel Victor Monteiro de. Marco interruptivo da prescrição tributária do inciso I do parágrafo único do artigo 174 do CTN: (in)aplicabilidade da súmula 106 do STJ nos executivos fiscais. Brasilia:IDP/EDB, 2015. 54f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este estudo busca apresentar e analisar o marco interruptivo da prescrição tributária prevista no inciso I, do parágrafo único, do artigo 174, do Código Tributário Nacional, com a finalidade de chegar a uma conclusão acerca da aplicação ou não da Súmula 106 do Superior Tribunal de Justiça nas execuções fiscais. Para tanto, busca-se a análise e a compreensão tanto da prescrição no âmbito do Direito Tributário como deste marco interruptivo específico. Posteriormente, são tratados os princípios e dispositivos legais que tratam especificamente da prescrição tributária. Por fim, a Súmula 106 do Superior Tribunal de Justiça é analisada desde a sua criação até a sua atual aplicação ou não nas execuções fiscais, sendo abordados, inclusive, os recursos que ainda não foram julgados, mas que, provavelmente, surtirão efeitos no que diz respeito este marco interruptivo da prescrição no âmbito tributário. Tudo com base no que determina o ordenamento jurídico pátrio, bem como nas mais diversas interpretações que lhe são atribuídas por meio da doutrina e da jurisprudência, sendo que, quanto a esta, mostra-se suficiente a análise dos julgados do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1930
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Nathaniel Victor Monteiro de Lima.pdf492.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.