Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1952
Título: O princípio da insignificância aplicado ao crime de descaminho
Autor(es): Oliveira, Emerson Freitas de
Palavras-chave: Direito Penal, Princípio da Insignificância;Direito Penal, Contrabando;Direito Penal, Descaminho
Editor: IDP/ EDB
Citação: OLIVEIRA, Emerson Freitas de. O princípio da insignificância aplicado ao crime de descaminho. Brasilia: IDP/ EDB, 2015. 59f. – Monografia( Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo demonstrar que a ausência, no ordenamento jurídico brasileiro, de critérios objetivos pré-estabelecidos, para definir a aplicação do Princípio da Insignificância, tem sido um óbice ao reconhecimento e à aplicação de tal instituto pela jurisprudência e ainda, remete a falsa percepção de que a abrangência da aplicação deste Princípio fica restrita, exclusivamente, ao valor do bem jurídico atingido. Traz a classificação doutrinária sobre os crimes de contrabando e descaminho, os casos em que se verifica a extinção da punibilidade, a distinção fática e a semelhança jurídica entre os tipos, bem como uma análise sobre os princípios conexos ao Princípio da Insignificância e a fixação do quantum, utilizado como parâmetro, para reconhecer a sua aplicabilidade ao crime de descaminho e assim, afastar a tipicidade material da conduta. Tudo sob a égide da Lei nº 13.008, de 26 de junho de 2014, que deu nova redação ao art. 334 do Código Penal, acrescentando-lhe o art. 334-A.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processual Penal no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1952
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Emerson Freitas de Oliveira.pdf677.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.