Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1995
Título: A intervenção do Poder Judiciário nas demandas individuais de fornecimento de medicamentos e o impacto no acesso coletivo à saúde.
Autor(es): Cerqueira, Amanda Dantas de
Palavras-chave: Direito a Saúde;Direito a Saúde, Poder Judiciário;Intervenção Judicial, Saúde, Brasil;Direitos Fundamentais, Saúde
Editor: IDP/ EDB
Citação: CERQUEIRA, Amanda Dantas de. A intervenção do Poder Judiciário nas demandas individuais de fornecimento de medicamentos e o impacto no acesso coletivo à saúde. Brasília: EDB/ IDP, 2016. 74f. Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 assegurou a todos o direito fundamental à saúde. Contudo, diante das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos na obtenção dos serviços mais essenciais e dos medicamentos necessários ao seu bem estar, constatou-se um aumento exponencial das demandas de saúde, com a massificação das ações individuais de fornecimento de medicamentos. A problemática reside justamente na ingerência excessiva do Poder Judiciário em tais demandas e os sérios impactos sociais, orçamentários e políticos ocasionados à coletividade. Busca-se, com o presente estudo, através da análise das possíveis causas da judicialização, bem como de suas consequências, trazer sugestões e explorar os instrumentos já existentes como forma de minimizar o problema
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1995
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Amanda Dantas de Cerqueira.pdf836.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.