Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2111
Título: Tutela de evidência: aplicação à justiça do trabalho de acordo com as normas do novo código de processo civil.
Autor(es): Santos, Jamila Guimarães
Orientador(es): Souza, Fabiano Coelho de
Palavras-chave: Tutela de Evidência, Processo Civil;Tutela de Evidência, Direito do Trabalho;Tutela de Evidência, Justiça do Trabalho
Editor: IDP/EDB
Citação: SANTOS, Jamila Guimarães. Tutela de evidência: aplicação à justiça do trabalho de acordo com as normas do novo código de processo civil. Brasília: IDP/EDB, 2016. 58f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho analisa a aplicação do artigo 311 do Novo Código de Processo Civil ao Processo Trabalhista, a partir da análise dos princípios norteadores do processo do trabalho e dos princípios basilares do instituto da tutela antecipada de evidência desde um estudo histórico do surgimento do instituto até a atual previsão legal pelo Novo Código de Processo Civil, perpassando pelos requisitos da concessão, sendo o principal a verossimilhança; as hipóteses previstas no dispositivo, o momento do requerimento, o momento de proferir a decisão e a natureza jurídica desta. Finalmente é analisado o artigo 769 da Consolidação das Leis do Trabalho e o artigo 15 do Novo Código de Processo Civil que preveem a aplicação do Código de Processo Civil de forma subsidiária e supletiva ao Processo Trabalhista, sem que haja superposições, conforme entendimento doutrinário exposto no trabalho, chegando à conclusão de que o instituto da tutela antecipada de evidência poderá ser aplicado ao processo trabalhista, principalmente porque tem como base os princípios norteadores da Justiça do Trabalho, efetividade processual, duração razoável do processo e a proteção aos direitos do trabalhador.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2111
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Jamila Guimaraes Santos.pdf319.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.