Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2180
Título: Responsabilidade civil do Estado por ato legislativo.
Autor(es): Menezes, Leonardo Moreno Gentilin de
Palavras-chave: Responsabilidade Civil;Responsabilidade Civil, Estatal;Poder Legislativo
Editor: IDP/EDB
Citação: MENEZES, Leonardo Moreno Gentilin de. Responsabilidade civil do Estado por ato legislativo. IDP/EDB, 2016. 67f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho possui, como um de seus objetivos, a abordagem doutrinária e jurisprudencial da hipótese jurídica da responsabilização civil do Estado por ato legislativo. Por ser indispensável a um embasamento sólido do tema, inicialmente se estuda a Responsabilidade Civil como um todo, seus principais elementos, histórico no mundo e no Brasil, de maneira a estabelecer as bases do que será posteriormente estudado de modo mais aprofundado. Delineia-se, de passagem, o Poder Legislativo e seus atos, apenas por serem, inevitavelmente, objeto de questionamento eventual no que toca à responsabilização, assim como o sistema de freios e contrapesos, posto que a matéria por ele perpassa de modo natural. Por fim, trazemos os principais posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema, a favor ou em sentido contrário, para que se viabilize entendimento holístico-científico e eventual posicionamento do leitor. Como principal propósito destacamos a busca pela difusão do estudo do tema sem fuga ao lugar comum, usualmente frequentad
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Advocacia Empresarial, Responsabilidade Civil e Contratos no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2180
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Leonardo Moreno Gentilin de Menezes.pdf581.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.