Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2258
Título: A importância da proteção ao ponto comercial nas relações locatícias.
Autor(es): Batista, Dianiffer de Almeida
Palavras-chave: Locação de Imóveis Urbano;Locação Comercial;Locação, Contrato
Editor: IDP/ EDB
Citação: BATISTA, Dianiffer de Almeida. A importância da proteção ao ponto comercial nas relações locatícias. Brasília: IDP/EDB, 2016, 44f. Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho acomete a proteção do ponto comercial nas relações locatícias não-residenciais, passando pelo conceito de locação não-residencial no ordenamento jurídico brasileiro, e pela conceituação de ponto comercial, bem como pelas características, elementos e requisitos necessários para o ingresso da ação renovatória. A locação não-residencial é um instituto que merece atenção e cuidados especiais, por se tratar de uma espécie que afeta não apenas as partes diretamente envolvidas no contrato, quais sejam o locador e locatário, mas afeta o sociedade como um todo nas relações consumo. Debate-se a importância da diferenciação entre estabelecimento comercial e ponto comercial, pois são coisa distintas, onde o segunda é elemento primordial do primeiro. Esse trabalho objetiva esclarecer a importância e relação entre o direito de propriedade e o direito de inerência. Através de pesquisas realizadas em revistas, artigos, livros e outras fontes bibliográficas, foi possível constatar que nem o Direito de Propriedade nem o Direito de Inerência são direitos absolutos, devendo todos os casos serem analisados cautelosamente. Chegando-se a conclusão que a proteção dado ao ponto comercial é de suma relevância, para amparo jurídico da ampla concorrência, da proteção da parte mais vulnerável e do cumprimento da função social da propriedade
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Imobiliário, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2258
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Dianiffer de Almeida Batista.pdf250.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.