Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2307
Título: Produtos industrializados imunes.
Autor(es): Faria, Henrique Braga de
Palavras-chave: Imunidade Tributária;Impostos, Princípios;Extrafiscalidade;Imposto sobre Produto Industrializado
Editor: IDP/EDB
Citação: FARIA, Henrique Braga de. Produtos industrializados imunes. Brasília: IDP/EDB, 2016. 52f. Monografia(Especialização).-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho visa debater acerca da imunidade conferida pelo constituinte a alguns produtos industrializados e saber as razões dessa limitação ao poder de tributar do estado, abordando, a um só tempo, a seletividade dos produtos e a extrafiscalidade. Com esse objetivo serão traçadas breves considerações sobre o IPI, passando pelo preceito básico da extrafiscalidade, o que fornecerá a base teórica para os aspectos inerentes aos produtos industrializados imunes. Nesse sentido, o estudo conclui a limitação ao poder de tributar ligada ao IPI visa resguardar a proteção da indústria nacional, além de criar mecanismos de acesso à cultura e educação.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2307
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Henrique Braga de Faria.pdf235.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.