Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/246
Título: A redução da maioridade penal.
Autor(es): Abreu, Antonio Carlos Croner de
Palavras-chave: Maioridade Penal, Brasil;Princípios Constitucionais;Direito Penal;Imputabilidade
Citação: ABREU, Antonio Carlos Croner de. A redução da maioridade penal. Brasília, 2011. 47f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: No presente trabalho o autor visa discutir a possibilidade ou não de redução da maioridade penal, foco de grandes polêmicas no mundo jurídico e social, posto que o número crescente de crimes que aterrorizam a sociedade são praticados por menores de 18 (dezoito) anos, considerados penalmente inimputáveis. Primeiramente se faz um breve estudo acerca da evolução histórica da legislação brasileira no tocante à maioridade penal. Em seguida, analisa-se a imputabilidade e seus aspectos constitucionais e penais, bem como os obstáculos inerentes a possibilidade de alteração do texto constitucional. Neste contexto, o tema é estudado diante da lei especial de proteção ao menor, qual seja, o Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente as medidas sócio educativas. Posteriormente, são apresentados os argumentos favoráveis e desfavoráveis à redução da maioridade penal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processual Penal, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/246
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Antonio Carlos Croner de Abreu.pdf215.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.