Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/249
Título: Os crimes de responsabilidade e a responsabilidade dos agentes políticos por atos de improbidade administrativa
Autor(es): Tavares, Carollina Rachel Costa Ferreira
Orientador(es): Alvarenga, Aristides Junqueira
Palavras-chave: Crime de Responsabilidade;Improbidade Administrativa;Agentes Políticos
Citação: TAVARES, Carollina Rachel Costa Ferreira. Os crimes de responsabilidade dos agentes políticos por atos de improbidade administrativa. Brasília, 2010. 62f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia visa a examinar o regime de responsabilidade que o ordenamento pátrio dedica aos agentes políticos, quando da prática dos chamados atos de improbidade administrativa. Neste contexto, será frisado o estudo do modelo de responsabilidade que o Direito nacional estabelece para tal modalidade de agente público, quando da realização de condutas ímprobas, particularmente a partir do regime legal proposto pelas Leis n.º 1.079, de 10 de abril de 1950, e n.º 8.429/92, de 02 de junho de 1992. Convém registrar que tal tema demandará a análise conceitual das categorias “crimes de responsabilidade” e “improbidade administrativa”, a partir de ensinamentos da doutrina jurídica nacional, de disposições normativas constantes da legislação pátria, bem como de entendimentos jurisprudenciais, proferidos pelos Tribunais Superiores, para que, a partir de então, se proceda à análise descritiva e crítica do modelo de responsabilidade destinado às ditas condutas ímprobas dos agentes políticos, máxime após o julgamento da Reclamação nº. 2.138 – DF, pelo Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processual Penal, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/249
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Carollina Rachel Costa Ferreira Tavares.pdf320.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.