Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/267
Título: Representação adequada na ação civil pública brasileira: superação da coisa julgada secundum eventum litis.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Silva, Christine Oliveira Peter da
Oliveira, Andréa da Costa
Palavras-chave: Ação Civil Pública;Direitos Coletivos;Coisa Julgada, Secundum Eventum Litis
Data do documento: 15-Jun-2012
Citação: OLIVEIRA, Andréa da Costa. Representação adequada na ação civil pública brasileira: superação da coisa julgada secundum eventum litis. Brasília, 2010. 76f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem como escopo o estudo da tutela coletiva. Serão, primeiramente, avaliados os aspectos gerais da Ação Civil Pública, especialmente seu objeto e legitimidade ativa, para uma melhor compreensão e reflexão na busca da solução mais benéfica à sociedade sobre o tema ora sob discussão. Em seguida, passa-se ao exame da extensão da coisa julgada nessas ações coletivas, fornecendo, com isso, conceitos fundamentadores para a superação da coisa julgada secundum eventum litis, a qual não tem se mostrado útil à efetividade da tutela coletiva, servindo de obstáculo à economia processual já alcançada no processo coletivo pátrio. Por fim, há a análise de como é tratada a questão da representatividade adequada no direito comparado, especialmente nos Estados Unidos da América. Quanto à metodologia empregada no desenvolvimento desta pesquisa científica, será usada a linha dogmática instrumental, com aplicação de teorias à solução de problemas sociais reais. Na busca dos melhores argumentos sustentados pela doutrina favorável e desfavorável à aplicação do controle judicial da adequação dos representantes judiciais da ACP, conclui-se pelo necessário aperfeiçoamento do sistema processual coletivo brasileiro nesse aspecto, tornando-o compatível com os princípios constitucionais do devido processo legal social, da ampla defesa e do contraditório pleno, bem como do real acesso à justiça dos titulares dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/267
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Andréa da Costa Oliveira.pdf473.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.