Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2794
Título: Percursos do processo constituinte brasileiro de 1987-1988: uma análise bibliográfica sobre a formação e os trabalhos da assembleia nacional constituinte
Autor(es): Lima, Lawrency Almeida
Orientador(es): Marques, Raphael Peixoto de Paula
Palavras-chave: Percurso histórico;Anistia;Diretas já;Processo constituinte;Assembleia Nacional Constituinte;Características gerais;Legitimidade popular
Editor: IDP/EAB
Citação: LIMA, Lawrency Almeida. Percursos do processo constituinte brasileiro de 1987-1988: uma análise bibliográfica sobre a formação e os trabalhos da assembleia nacional constituinte. 2020. 39 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho pretende recuperar o percurso histórico do processo constituinte de 1987-1988. O percurso histórico foi marcado por três grandes movimentos, o da anistia, o das diretas já e o da constituinte. Embora a constituinte tenha se consolidado gradativamente no decorrer do tempo, seu processo de formação não foi linear, havia muitas divergências ideológicas sobre a maneira pela qual ela deveria ser composta e como exerceria suas atividades, o que fez desse o processo algo singular na história do constitucionalismo pátrio. O presente trabalho, a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema, pretendeu demonstrar características gerais desse processo constituinte a partir da exposição dos debates mais importantes e fazendo um balanço geral sobre o processo, tais como a sua longa duração, a sua complexidade, heterogeneidade, e legitimidade popular.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2794
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _LAWRENCY ALMEIDA LIMA _DIREITO_2020.pdf334.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.