Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2824
Título: O pressuposto da transcendência no recurso de revista: reforço do papel do TST ou restrição de acesso à justiça?
Autor(es): Paiva, Talles Mendonça de Lima
Orientador(es): Lourenço Filho, Ricardo Machado
Palavras-chave: Tribunal Superior do Trabalho;Transcendência;Acesso à justiça;Uniformização;Jurisprudência
Editor: IDP/EAB
Citação: PAIVA, Talles Mendonça de Lima. O pressuposto da transcendência no recurso de revista: reforço do papel do TST ou restrição de acesso à justiça?. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo visa analisar a atual regulamentação dada pela Lei nº 13.467/2017 ao pressuposto de admissibilidade da transcendência (CLT, art. 896-A) no ordenamento jurídico trabalhista brasileiro e avaliar quais os resultados provenientes de sua aplicação. O foco é definir se há o reforço da natureza extraordinária do Tribunal Superior do Trabalho ou a ofensa ao direito de acesso à justiça dos jurisdicionados. Nesse prisma, busca-se elaborar, a partir da revisão bibliográfica, do estudo da legislação pertinente e do exame qualitativo de jurisprudência, artigo científico sobre o papel do Tribunal Superior do Trabalho, o desdobramento do recurso como ferramenta de concretização de direitos, as finalidades do instituto da transcendência, o seu atual processo de aplicação e os impactos dele advindos para a uniformização da jurisprudência trabalhista nacional e para o direito de recorrer. Nas conclusões, apurou-se a incongruência desse pressuposto com a função uniformizadora do Tribunal Superior do Trabalho e, de maneira transversa, a afronta a princípios constitucionais ligados ao direito de acesso à justiça. Dentre as possíveis soluções, identificou-se a declaração da inconstitucionalidade parcial do § 4º do art. 896-A da CLT e a declaração da inconstitucionalidade total do § 5º do art. 896-A da CLT, para que seja possibilitado ao Tribunal Superior do Trabalho fixar nova regulamentação interna que atribua a competência para a apuração da transcendência aos órgãos colegiados de maior representatividade da Corte.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2824
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _TALLES MENDONÇA DE LIMA PAIVA _DIREITO_2020.pdf611.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.