Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3187
Título: A Administração Pública, o governo eletrônico e a democracia: estudo do Portal da Transparência do governo federal
Autor(es): Pereira, Alessandra Nogueira
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Palavras-chave: TCI’s;Democracia;Democracia digital;Governo eletrônico;Transparência;E-participação;Inclusão digital;Exclusão digital;Serviços públicos;Cidadania;Gestão;Déficit democrático;Controle social;Fiscalização
Editor: IDP/EAB
Citação: PEREIRA, Alessandra Nogueira. A Administração Pública, o governo eletrônico e a democracia: estudo do Portal da Transparência do governo federal. 2014. 71 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: A introdução de novas tecnologias de informação (TCI’s), em especial a Internet, está sendo incorporada em vários setores da administração pública em todo o Brasil e também no mundo. Esta inovação tem proporcionado maior fiscalização, acessibilidade, eficiência e comodidade na prestação dos serviços públicos. Mais, para além disso, proporciona um acréscimo da participação da sociedade nos assuntos de Estado modificando, por vezes, a gestão gerencial da administração pública. O tema tem avançado no âmbito do Brasil, embora comparado aos outros países esteja ainda em estágio inicial. Apesar disso, as iniciativas de participação via portais tem sido muito produtivas avançando, inclusive, no aspecto legislativo. A partir desta perspectiva, o presente trabalho busca identificar como as TCI’S estão possibilitando a participação da sociedade no gerenciamento da administração pública, incrementando o exercício democrático e da cidadania. Como objeto de análise foi escolhido o portal governamental “Portal da Transparência”, no qual serão examinados os recursos técnicos da página, bem como os seus reflexos na democracia e na transparência.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3187
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ ALESSANDRA NOGUEIRA PEREIRA_ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO .pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.