Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3199
Título: Imposto de renda pessoa física no Brasil, sua sonegação fiscal e os crimes contra a ordem tributária correlacionados
Autor(es): Almeida, Fábio Paz de
Palavras-chave: Crimes;Ordem Tributária;Elisão Fiscal;Evasão Fiscal;Sonegação Fiscal;Carga Tributária;Gasto Público;Imposto de Renda Pessoa Física
Editor: IDP/EAB
Citação: ALMEIDA, Fábio Paz de. Imposto de renda pessoa física no Brasil, sua sonegação fiscal e os crimes contra a ordem tributária correlacionados. 2011. 64 f. Monografia de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Finanças Públicas) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar o tributo Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil, bem como sua sonegação, analisando os aspectos relacionados à carga tributária elevada, ao gasto público e os papeis do Legislador e da Receita Federal do Brasil, dando especial atenção aos crimes contra a ordem tributária. Isto porque, a mencionada sonegação por vir a configurar crime tributário, tentando trazer os atuais entendimentos dos Tribunais sobre a matéria, ou seja, busca-se mostrar a aplicação da legislação tributária concernente às práticas de evasão fiscal, ora configuradas pela supressão, ora pela redução dos tributos. O problema de pesquisa que aqui se apresenta é: principais causas e como se configura a sonegação fiscal do IR, especialmente no que tange aos crimes contra ordem tributária? No final do trabalho, serão, também, apresentadas algumas medidas que poderiam atenuar os elevados índices de sonegação hoje praticados no Brasil. A metodologia deste trabalho é de ordem teórica, portanto, através de levantamento bibliográfico em livros de Direito, periódicos e diversos outros trabalhos que abordem o tema em questão.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3199
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ FÁBIO PAZ DE ALMEIDA_ESPECIALIZAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANÇAS PÚBLICAS.pdf255.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.