Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3211
Título: Desconsideração da personalidade jurídica: alcance do patrimônio de sócios para satisfação de credores
Autor(es): Gardés, Ludmila Mendonça
Orientador(es): Tomazette, Marlon
Palavras-chave: Pessoa Jurídica;Personalidade Jurídica;Credores;Sócios
Editor: IDP/EAB
Citação: GARDÉS, Ludmila Mendonça. Desconsideração da personalidade jurídica: alcance do patrimônio de sócios para satisfação de credores. 2011. 29 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, Contratos e Responsabilidade Civil) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: A presente monografia pretende investigar a desconsideração da personalidade jurídica, seus objetivos, pressupostos e hipóteses de incidência; identificar os sócios que poderão ser alcançados; destacar as teorias menor e maior, analisando sua aplicabilidade de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça; as dificuldades encontradas para identificar os limites e os aspectos processuais da desconsideração (contraditório, ampla defesa, celeridade e devido processo legal), bem como a defesa do sócio prejudicado, sem se afastar, porém, da preocupação em preservar a pessoa jurídica e seus atributos, inclusive como forma de proteção ao princípio da autonomia patrimonial.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3211
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ LUDMILA MENDONÇA GARDÉS_ESPECIALIZAÇÃO DIREITO CONTRATOS E RESPONSABILIDADE CIVIL.pdf129.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.