Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3278
Título: Tutela processual do direito dos animais: o processo coletivo como instrumento de concretização da proteção da fauna
Autor(es): Santos, Andreia Renata Viana Vilaça dos
Palavras-chave: Direito dos Animais;Fauna;Processo coletivo e proteção de direitos difusos;Ação popular;Ação civil pública
Editor: IDP/EAB
Citação: SANTOS, Andreia Renata Viana Vilaça dos. Tutela processual do direito dos animais: o processo coletivo como instrumento de concretização da proteção da fauna. 2013. 43 f. Monografia de Especialização (Pós-graduação em Direito Processual Civil) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Os animais foram explorados durante toda a história da humanidade, seja por razões econômicas, filosóficas ou até mesmo religiosas. No entanto, com a evolução da sociedade e consequentemente do Direito, passou-se a delegar à fauna silvestre, doméstica ou domesticada uma gama de direitos. Hodiernamente o ordenamento jurídico brasileiro protege os animais de atos que possam causar sua extinção ou que os exponha à crueldade. Porém, o direito material de proteção dos animais é por vezes desrespeitado, fazendo-se necessária a atuação do poder judiciário. O trabalho analisa como o processo coletivo contribui para o acesso à justiça de tais demandas e como se dá a salvaguarda da fauna através da ação popular e da ação civil pública.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3278
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANDREIA RENATA VIANA VILAÇA DOS SANTOS.pdf349.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.