Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3297
Título: Limites à discricionariedade administrativa
Autor(es): Rocha, Manuela Sobral Martins e
Orientador(es): Rocha, Fabio Sobral Martins e
Palavras-chave: Administração Pública;Poder Discricionário;Parâmetros da Discricionariedade
Editor: IDP/EAB
Citação: ROCHA, Manuela Sobral Martins e. Limites à discricionariedade administrativa. 2011. 57 f. Monografia de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Na elaboração do presente trabalho será demonstrado o poder discricionário da Administração Pública, bem como os seus parâmetros e determinadas formas de controle. No que tange ao aspecto legal, não há uma forma predeterminada para a discricionariedade administrativa e, tampouco um conceito legal para o ato administrativo. Assim o poder discricionário é a liberdade conferida pelo legislador ao administrador para atuar de acordo com o seu livre arbítrio, limitado pelos princípios gerais de direito, bem como pela Constituição Federal, na busca pela finalidade pública. Entretanto, em decorrência dessa liberdade, vezes há em que o agente da Administração incorre em vícios, por desvio de finalidade ou de poder, que deverão ser limitados, pelo próprio Poder Público, por meio do controle administrativo, como também pelos Poderes Legislativo e Judiciário. Dessa forma, objetivando impedir que a discricionariedade administrativa venha a se tornar objeto de titularidade do agente da Administração, o Poder Público tratou de limitar o poder discricionário da Administração Pública.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3297
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MANUELA SOBRAL MARTINS E ROCHA.pdf363.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.