Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/356
Título: Lei Complementar n° 116/2003 – ISS sobre serviços bancários: constitucionalidade
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Albuquerque, Helmax Samir Ribeiro de
Palavras-chave: Imposto Sobre Serviços, ISS;Serviço Bancário;Direito Tributário;Constitucionalidade
Data do documento: 21-Jun-2012
Citação: ALBUQUERQUE, Helmax Samir Ribeiro de. Lei Complementar nº 116/2003 - ISS sobre serviços bancários: constitucionalidade. Brasília, 2008. 42f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de direito Público.
Resumo: O presente trabalho vem expor considerações acerca da discussão doutrinária sobre a constitucionalidade da cobrança do ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza nas atividades das instituições financeiras. O entendimento da doutrina abalizada é pela inconstitucionalidade da Lei Complementar n° 116/2003, enquanto subsistir na lista de serviços tributáveis daquele diploma legal a discriminação de atividades eminentemente bancárias, sujeitas exclusivamente à incidência do imposto sobre operações financeiras, de competência da União. A alegação para tanto está em que os serviços previstos na citada lei são atividades meio para execução das operações bancárias, não devendo ser tributadas pelo ISS, porquanto invade o campo de incidência do IOF. No entanto, o confronto das características fundamentais do ISS e do IOF demonstrará a inexistência de conflito de incidência entre esses impostos, levando em conta as hipóteses de incidência, os contribuintes e principalmente as bases de cálculo de cada um deles. Com a inexistência de invasão de competência tributária, restará refutada a inconstitucionalidade da Lei Complementar n° 166/2003, no que se refere a incidência do ISS sobre as receitas auferidas pelas instituições financeiras.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/356
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Helmax Samir Ribeiro de Albuquerque.pdf166.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.