Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/357
Título: Direito à isenção das contribuições para a seguridade social das entidades beneficentes de assistência social
Autor(es): Costa, Idervânio da Silva
Orientador(es): Nóbrega, Guilherme Pupe da
Palavras-chave: Isenção Tributária;Seguridade Social;Contribuição Social
Citação: COSTA, Idervânio da Silva. Direito a isenção das contribuições para a seguridade social das entidades beneficientes de assistência social. Brasília, 2010. 64f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O tema deste estudo é a isenção tributária das contribuições para a seguridade social relativas às entidades beneficentes de assistência social e sua regulamentação infraconstitucional. Este estudo pretende traçar um panorama geral da questão, analisando a legislação pertinente, especialmente o § 7º do artigo 195 da Constituição Federal, discorrendo sobre as teses já disseminadas pela doutrina e examinando o entendimento jurisprudencial já produzido pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça. Neste trabalho, enfrenta-se a questão relativa à natureza jurídica da norma constante do § 7º do artigo 195 da Constituição: se se trata de regra de isenção ou de imunidade, passando pela discussão doutrinária quanto à necessidade ou não de lei complementar para regulamentar o referido dispositivo constitucional. Em seguida, aborda-se o direito à assistência social e o conceito de entidade beneficente de assistência social e a legislação referente à sua qualificação específica para gozar da imunidade tributária das contribuições para a seguridade social, de forma a identificar o verdadeiro beneficiário da norma e esclarecer que a regra de imunidade em referência não é dirigida a toda e qualquer entidade, possuindo como destinatária uma entidade qualificada. Por fim, examinar-se-á o tema relativo à existência ou não de direito adquirido à isenção em referência à luz da legislação pretérita e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/357
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Idervânio da Silva Costa.pdf323.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.