Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/361
Título: A incidência do imposto de renda na indenização por dano moral
Autor(es): Santos, José Pereira dos
Orientador(es): Hable, José
Palavras-chave: Imposto de Renda;Dano Moral;Indenização;Acréscimo Patrimonial
Citação: SANTOS, José Pereira dos. A incidência do imposto de renda na indenização por dano moral. Brasília, 2010. 58f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia apresenta a temática da incidência do imposto de renda sobre os valores percebidos a título de indenização por danos morais. O objetivo desta pesquisa foi investigar por que a indenização por dano moral deve sofrer a incidência do imposto de renda. O dano moral ocorre quando há lesão aos direitos imateriais da pessoa em decorrência de ato ilícito praticado por terceiros e a indenização objetiva a reparar a dor, o sofrimento e a aflição experimentados pelo lesado. Neste estudo, observou-se que é necessário levar-se em consideração a natureza do dano a ser reparado no momento de se decidir pela incidência ou não da tributação sobre o valor da indenização pago a terceiro. Isto porque os danos morais podem ser de duas espécies: dano moral com repercussão econômica e dano moral puro. Naquele a indenização objetiva recompor o desfalque econômico sofrido pela vítima; mas no dano moral sem vinculação patrimonial, a indenização não recompõe o patrimônio ao status quo ante. Por isso, o dano moral puro, quando indenizado, caracteriza-se como proventos de qualquer natureza gerando um acréscimo ao patrimônio do ofendido. Esse acréscimo patrimonial é fato gerador do imposto de renda, o qual deve ser recolhido conforme previsto no artigo 43, inciso II, do Código Tributário Nacional. A pesquisa procurou manter conexão entre a lei, a doutrina e a jurisprudência, no sentido de se obter uma visão mais abrangente da problemática que envolve a tributação da indenização por danos morais.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/361
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Jose Pereira dos Santos.pdf391.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.