Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3727
Título: A sistematização da fiscalização da governança de TI no TCE/GO sob a perspectiva do TCU
Autor(es): Barbosa, Michely Bonsólio
Carvalho, Poliana Cristina Oliveira de
Palavras-chave: Controle externo;Fiscalização da TI;Fiscalização da governança de TI
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: BARBOSA, M. I; Carvalho, P. C. O. de. A sistematização da fiscalização da governança de TI no TCE/GO sob a perspectiva do TCU, Brasília, p. 2-31.
Resumo: Tendo em vista a necessidade emergente de Fiscalização da Tecnologia da Informação – TI da Administração Pública do Estado de Goiás, este trabalho tem por objetivo identificar em que medida é possível adotar o Modelo de Fiscalização da Governança de TI do Tribunal de Contas da União – TCU no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE/GO. Para tanto, primeiramente, buscou-se compreender o tema Fiscalização da Governança de TI por meio de pesquisas bibliográficas e análise documental sobre o tema. Em seguida, foram analisados os documentos normativos e acórdãos da Corte de Contas Federal a fim de compreender a sistemática adotada pela instituição em sua competência finalística no que tange a área de TI. Por conseguinte, foi elaborado um diagnóstico do cenário atual do TCE/GO visando demonstrar a possibilidade de aplicar o respectivo modelo na Corte de Contas Estadual, contribuindo, por consequência, com a melhoria da atuação do Controle Externo nesta área. Da análise realizada foi possível constatar que é possível aplicar o Modelo de Governança de TI do TCU no TCE/GO a partir da redefinição de sua estrutura organizacional, readequação do seu quadro de pessoal, e da sistematização de sua metodologia de trabalho compreendendo, inclusive, a definição da estratégia de fiscalização a ser adotada.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3727
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MICEHLY BONSOLIO BARBOSA_.pdf244.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.