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Título: A experiência das escolas charter norte-americanas como subsídio para a proposta de gestão privada no ensino público brasileiro
Autor(es): Júnior, Fábio L. de Araújo
Orientador(es): Botelho, Ana Cristina Melo de Pontes
Palavras-chave: Educação pública;Charter schools;Organizações sociais;Estados Unidos
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: JÚNIOR, Fábio L. de Araújo. A experiência das escolas charter norte-americanas como subsídio para a proposta de gestão privada no ensino público brasileiro. 2022. 34 f. Monografia de especialização (Pós-graduação em controle externo e governança pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Goiânia, 2017.
Resumo: Tendo em vista a baixa qualidade da educação brasileira, como constatada em comparação com diversos países, muito tem sido proposto para a melhoria desse quadro. Uma das propostas que começa a ser implantada é a gestão privada de escolas públicas. Uma vez que nesse campo o país com a maior experiência são os Estados Unidos, o presente artigo busca descrever e investigar os principais pontos do modelo norte-americano (“charter schools”). São buscados os aspectos de sucesso e também de insucesso a fim de se utilizar esta experiência de cerca de 25 anos no desenvolvimento do sistema que agora se quer implantar no Brasil. O presente estudo utilizou-se principalmente de fontes bibliográficas, do Brasil e dos Estados Unidos, e de pesquisas sobre educação da OCDE. Com base nesta análise, são apresentadas algumas proposições para o sistema que se busca desenvolver no Brasil.
Abstract:In view of the low quality of Brazilian education as evidenced in comparison with several other countries, much has been proposed to improve this framework. One of the proposals that is currently being implemented is the private management of public schools. Since the country with the largest experience in this field is the United States, this article seeks to describe and investigate the main characteristics of the North-American model (charter schools). Strong and weak points are sought in order to explore and apply this experience of approximately 25 years in the development of the system under progress in Brazil. The present study used mainly bibliographical sources, from both Brazil and the United States, and research on education by OECD. Based on this analysis, some proposals are presented for the system being developed in Brazil.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3749
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