Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/404
Título: Uma análise jurisprudencial das condições da ação e de seus efeitos e utilidades
Autor(es): Gobbo, Leandro Oliveira
Orientador(es): Nunes, Jorge Amaury Maia
Palavras-chave: Processo Civil;Teoria da Asserção;Teoria da Ação;Pesquisa de Jurisprudência;Legitimidade
Citação: GOBBO, Leonardo Oliveira. Uma análise jurisprudencial das condições da ação e de seus efeitos e utilidades. Brasília, 2012. 97f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Discussão sobre a controvérsia entre condições da ação e mérito. Revisão cronológica e dos principais conceitos relacionados à matéria. Ampla pesquisa de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca de casos envolvendo carência de ação. Análise da pesquisa de jurisprudência para determinação de padrões, similitudes e divergências, demonstrados por meio de gráficos. Enfrentamento de temas pertinentes às condições da ação e à aplicação da teoria da ação no sistema processual brasileiro frente aos resultados da pesquisa de jurisprudência, especificamente: a utilidade das condições da ação, o papel da teoria da asserção e os efeitos negativos da atual teoria da ação na coesão, celeridade e acesso à justiça. Apresentação de alternativas teóricas para a aplicabilidade de uma teoria de ação ao sistema processual brasileiro com foco na mitigação dos efeitos negativos identificados.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/404
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Leandro Oliveira Gobbo.pdf770.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.