Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4047
Título: Guerra Fiscal no Brasil: consequências socioeconômicas
Autor(es): Cavalcante, Danielle de Moura
Orientador(es): Porto, Inês
Palavras-chave: Guerra fiscal;Direito Tributário;Impostos;Carga tributária
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: CAVALCANTE, Danielle de Moura. Guerra Fiscal no Brasil: consequências socioeconômicas. 2022. 46 f. Monografia (Especialização em Direito Tributário). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2008.
Resumo: A importância do estudo e da pesquisa acadêmica sobre o tema Guerra Fiscal, se dá, principalmente no momento atual, onde o Governo Federal parece “engessar” as iniciativas de reforma tributária; num contexto onde a estratégia de incentivos que visam à atração de novos investimentos para estados menos desenvolvidos é o principal foco. Este artifício tem sido utilizado quase que totalmente pelas Unidades Federativas, gerando, em um primeiro momento, os aparentes benefícios tanto para a população como para o próprio Estado; mas numa análise mais reflexiva e acurada, pode-se perceber que num segundo momento, a anistia tributária pode fazer com que estados e municípios se tornem cada vez mais dependentes de recursos transferidos pelo governo central, acarretando uma redução da base tributária local acarretando consequências não muito agradáveis tanto de caráter social, como político e principalmente no que diz respeito ao equilíbrio econômico das regiões brasileiras. Esta pesquisa adota a metodologia de prospecção bibliográfica, onde serão encontrados importantes resultados a respeito da Guerra Fiscal no Brasil e de suas consequências.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4047
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DANIELLE CAVALCANTE_E_2008.pdf225.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.