Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/425
Título: O artigo 40 da Constituição Federal e a aposentadoria especial do servidor público
Autor(es): Póvoas, Gardênia Lacerda
Orientador(es): Lima, Luís André Martins
Palavras-chave: Servidor Público, Aposentadoria;Previdência Social, Aposentadoria
Citação: PÓVOAS, Gardênia Lacerda. O artigo 40 da Constituição Federal e a aposentadoria especial do servidor público. Brasília, 2012. 61f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Dentre as formas de aposentadoria do trabalhador, a aposentadoria especial requer tratamento diferenciado em razão de requisitos específicos exigidos para sua concessão, sendo uma exceção à regra geral aplicada a todos os trabalhadores. O trabalhador que exerce suas atividades em condições insalubres, não suportada pelos demais, tem direito a uma aposentadoria com requisitos e critérios diferenciados. Se para o trabalhador da iniciativa privada a aposentadoria especial é regulada pelo Regime Geral da Previdência social – RGPS, o servidor público busca seu benefício no Regime Próprio da Previdência Social – RPPS, de garantia constitucional. No entanto, enquanto norma de eficácia limitada, exige regulamentação infraconstitucional, o que tem levado essa classe de trabalhadores a buscar a tutela judicial para a concretização de seu direito, em razão da desídia do legislador em editar lei complementar que regulamente o tema, ferindo o princípio da isonomia entre trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, sob a égide da dignidade da pessoa humana. A aposentadoria especial é direito de todos os trabalhadores, independentemente de categoria profissional ou da fonte pagadora e essa omissão normativa enseja conseqüências lesivas à semelhança das conseqüências sofridas por trabalhar em atividades insalubres.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do Título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/425
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Gardenia Lacerda Povoas.pdf287.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.