Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/427
Título: Licitações sustentáveis: a observância do critério de sustentabilidade em conformidade com os parâmetro de competitividade, economicidade e proporcionalidade.
Autor(es): Barroso Filho, Elesbão de Araújo
Orientador(es): Magalhães, Marco Túlio Reis
Palavras-chave: Licitações;Licitação Sustentável;Economicidade;Competitividade;Proporcionalidade
Citação: BARROSO FILHO, Elesbão de Araújo. Licitações sustentáveis: a observância do critério de sustentabilidade em conformidade com os parâmetros de competitividade, economicidade e proporcionalidade. Brasília, 2012. 120f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho analisa o desafio enfrentado pelos gestores públicos no cumprimento do critério de sustentabilidade nas licitações públicas e sua conformidade com os parâmetros de competitividade, economicidade e proporcionalidade. O tema é desenvolvido sob metodologia precipuamente dogmática, contudo, no final do trabalho se analisa um caso concreto com finalidade de balizamento das teorias apresentadas. Assim, o procedimento licitatório é examinado sob a perspectiva do Estado Democrático de Direito. Nesse aspecto, aborda-se a necessidade de revisão das concepções tradicionais das finalidades da licitação em virtude da inclusão de elementos de natureza extra-econômica. A promoção do desenvolvimento nacional sustentável, nascida da preocupação da conciliação do crescimento econômico com a sustentabilidade, é vista sob os fundamentos dos atos internacionais, com ênfase nas orientações da Agenda Global 21; das disposições constitucionais, com destaque nos artigos 225 e 170; dos instrumentos legais, com evidência nas leis federais nº 6.938/1981, 12.187/2009, 12.305/2010 e 8.666/1993 (com a nova redação promovida pela Lei federal nº 12.349/2010); e dos atos normativos, com base na Recomendação nº 11 do Conselho Nacional de Justiça e na Instrução Normativa nº 01/10 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Essa abordagem teórica e normativa fornece subsídios para a discussão sobre a adequação da sustentabilidade nos procedimentos de licitação e os princípios da competitividade, economicidade e proporcionalidade. Sob esse aspecto, um caso de licitação sustentável no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral é examinado com a finalidade de comparar as discussões teóricas com as peculiaridades, os elementos e as considerações concretas. Constata-se, ainda, a existência de barreiras concretas para adoção das licitações sustentáveis. Constata-se, dessa forma, que a Administração deve prover os gestores de instrumentos que garantam a remoção dos obstáculos na observância da sustentabilidade nas compras públicas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/427
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Elesbão de Araujo Barroso Filho.pdf16.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.