Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4460
Título: A responsabilidade dos agentes políticos: crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa
Autor(es): Aguiar, Rodrigo de Souza
Orientador(es): Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Agentes políticos;Atos de improbidade administrativa;Crimes de responsabilidade;Responsabilidade dos agentes públicos
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: AGUIAR, Rodrigo de Souza. A responsabilidade dos agentes políticos: crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa. 2023. 60 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
Resumo: A aplicação da Lei Geral de Improbidade Administrativa aos agentes políticos é bastante controversa. Discute-se, em doutrina, se os sistemas de responsabilidade por atos de improbidade administrativa e por crimes de responsabilidade podem conviver harmoniosamente em nosso sistema jurídico, já que ambos se apresentam direcionados à tutela da probidade administrativa. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem restringido essa possibilidade, tendo como principal precedente a Reclamação nº 2.138/DF, decidida por apertada maioria. O presente estudo aborda essa temática, construindo o raciocínio a partir de uma leitura histórica da evolução da responsabilidade do agente público, compreendendo-a paralelamente à evolução do Estado Democrático de Direito. Após, os conceitos de "agentes políticos", "crimes de responsabilidade" e administrativa" são cuidadosamente examinados, a fim de que sejam estruturadas "atos de improbidade as bases mínimas para a compreensão da questão jurídica em análise. Assim, procede-se ao exame e à interpretação das disposições constitucionais e legais pertinentes, bem como das convenções internacionais das quais o Brasil é signatário, tudo com o apoio de uma leitura crítica das manifestações doutrinárias incluídas, aqui, as peculiaridades de cada sistema de responsabilidade do agente público - e jurisprudenciais acerca desse relevante tema.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4460
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_RODRIGO DE SOUZA AGUIAR_Especialização_2008.pdf38.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.