Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489
Título: Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional
Autor(es): Furtado, Ana Paula Cavalcanti
Orientador(es): Binder, César
Palavras-chave: Coisa julgada;Coisa julgada inconstitucional;Segurança jurídica
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: FURTADO, Ana Paula Cavalcanti. Eficácia preclusiva da coisa julgada inconstitucional. 2023. 49 f. Monografia (Especialização em Direito Processual) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2012.
Resumo: A presente pesquisa de Direito analisará o instituto da coisa julgada em todos os seus aspectos, especialmente a sua eficácia preclusiva, que vira foco de uma polêmica questão quando nos deparamos com a inconstitucionalidade da res iudicata. Bem a propósito, é de suma importância verificar as hipóteses de surgimento da coisa julgada inconstitucional. A ausência de uma teoria uniforme a respeito do assunto fomenta vários argumentos tanto no sentido da “relativização” da coisa julgada, quanto no sentido da coisa julgada como sendo o maior expoente da segurança jurídica, sendo, assim, um valor absoluto. Analisar profundamente os dois posicionamentos é a única maneira de encontrar soluções para o problema, buscando, nos mais renomados doutrinadores e estudiosos do direito, uma forma eficaz de lidar com decisões judiciais eivadas pelo vício da inconstitucionalidade.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4489
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ANA PAULA CAVALCANTI FURTADO_Especialização_2012.pdf394.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.