Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4508
Título: O Princípio da Capacidade Contributiva no Sistema Tributário Nacional
Autor(es): Oliveira, Rafael Fernandes Machado de
Orientador(es): Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Sistema tributário nacional;Princípios constitucionais;Doutrina pátria;Constituição da República de 1988
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: OLIVEIRA, Rafael Fernandes Machado de. O Princípio da Capacidade Contributiva no Sistema Tributário Nacional. 2023. 49f. Monografia (Especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo aprofundar e levantar aspectos relevantes de um dos princípios constitucionais específicos do sistema tributário nacional. O tema da capacidade contributiva desde há muito vem sendo discutido pela doutrina, em razão de sua importância como norteador de uma estrutura tributária que tenha como objetivo conseguir a justiça fiscal na arrecadação de tributos. Propositadamente, deu-se ênfase ao estudo do conceito na doutrina pátria, na forma como está positivado na Constituição da República de 1988, no seu artigo 145, parágrafo primeiro.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4508
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_RAFAEL FERNANDES MACHADO DE OLIVEIRA_Especialização_2008.pdf285.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.