Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4554
Título: A função do Advogado-Geral da União no Controle Concentrado de Constitucionalidade: interpretando o art. 103, § 3º, da Constituição Federal
Autor(es): Bocorny, Leonardo Raupp
Orientador(es): Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Constituição Federal;Artigo 103, § 3º;Jurisdição constitucional;Supremo Tribunal Federal
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: BOCORNY, Leonardo Raupp. A função do Advogado-Geral da União no Controle Concentrado de Constitucionalidade: interpretando o art. 103, § 3º, da Constituição Federal. 2023. 68 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2007.
Resumo: A interpretação literal do art. 103, § 3º, da Constituição Federal, levada a efeito pelo Supremo Tribunal Federal, tem gerado incongruências no sistema de controle jurisdicional de constitucionalidade. Ao mesmo tempo em que se espera do Advogado-Geral da União a chefia da instituição responsável pela representação da União em juízo, tem-se atribuído a ele a função de defensor da presunção de constitucionalidade de normas objeto de controle abstrato. O verdadeiro papel dessa autoridade na jurisdição constitucional há de ser repensado a partir dos princípios constitucionais do federalismo e separação dos Poderes, bem como do significado da nova instituição da República, a Advocacia-Geral da União, de modo que sua atuação não se torne contraditória, tampouco represente mero formalismo sem conteúdo.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4554
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Leonardo Raupp Bocorny_Especialização_2007.pdf526.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.