Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/736
Título: Alcance do conceito de insumos para fins de creditamento do PIS/PASEP e da CONFINS no regime não cumulativo
Autor(es): Sousa, Elana Oliveira de Matos
Palavras-chave: Impostos, Insumo;Regime Não Cumulativo;Lei 10.637/2002;Lei 10.833/2003
Citação: SOUSA, Elana Oliveira de Matos. Alcance do conceito de insumos para fins de creditamento do PIS/PASEP e da CONFINS no regime não cumulativo. 2013. 68f. Monografia (Especialização). –Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2013.
Resumo: Busca-se com o presente trabalho monográfico determinar, de forma acadêmica, o sentido e alcance do termo “insumo” disposto no inciso II do artigo 3º das Leis nº 10.637/2002 e nº 10.833/2003, para fins de apuração da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuição para o Programa da Integração Social (PIS). Primeiramente, analisa-se o princípio da não cumulatividade sob o prisma constitucional, com enfoque em sua aplicação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Interestaduais (ICMS) e às Contribuições ao PIS e à COFINS. Em segundo momento, apresenta-se as distinções entre as metodologias previstas para o cálculo dos tributos não cumulativos. Após, expõe-se de forma crítica o conceito etimológico do termo “insumo”, as classificações adotadas pela doutrinária e a evolução dos principais tribunais judiciais e administrativos do País na busca por um conceito aplicável ao termo. Por fim, propõe-se, com auxílio de métodos de interpretação, um conceito a ser adotado.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/736
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Elana Oliveira de Matos Souza.pdf405.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.