Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/828
Título: A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania.
Autor(es): Gianasi, Anna Luiza de Castro.
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Ensino Jurídico;Extensão Universitária;Ensino, Direito;Metodologia;Cidadania
Citação: GIANASI, Anna Luiza de Castro. A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania. Brasília, 2013. 53f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo debater a importância do desenvolvimento de práticas de extensão em sala de aula com vistas ao aprimoramento da cidadania dos atores envolvidos no processo de aprendizagem. A partir do esclarecimento quanto à abrangência da educação, reconhecidamente mais ampla que o ensino (a primeira vertente do tripé sobre o qual a universidade deve ser edificada), foram analisados alguns aspectos afetos à sala de aula (campo no qual o ensino jurídico é prioritariamente oferecido) e à extensão universitária (a segunda das vertentes). À luz da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu e das práticas de ecologia de saberes sugeridas por Boaventura de Souza Santos, buscou-se evidenciar a necessidade de a educação jurídica lançar o seu olhar para os reais problemas enfrentados pela sociedade e assumir a responsabilidade que lhe é ínsita de ajudar na construção de soluções consensuais e legítimas. As experiências democráticas a serem ‘re’construídas em sala de aula, mediante, por exemplo, a adoção da metodologia da problematização, parece ser uma solução provisoriamente adequada para aproximar os saberes e potencializara atuação cidadã desses atores, que, não raro, por desconhecerem suas habilidades,banalizam o poder que titularizam.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/828
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ANNA LUIZA DE CASTRO GIANASI.pdf535.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.