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Título: Concessões de rodovias federai: motivos para o grande deságio nas tarifas ofertadas nos leilões da 1ª etapa e 2ª etapa de concessões.
Autor(es): Ali, Murshed Menezes
Palavras-chave: Concessão, Rodovias Federais;Regulação, Rodovias Federais;Pedágios;Governança Regulatória
Citação: ALI, Murshed Menezes. Concessões de rodovias federai: motivos para o grande deságio nas tarifas ofertadas nos leilões da 1ª etapa e 2 etapa de concessões. Brasília, 2013. 33f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A União realizou duas etapas de concessões de rodovias federais. A primeira em 1995, por meio do DNER, e a segunda em 2007, efetuada pela ANTT. Os resultados desses leilões foram tarifas de pedágios muito distintas, apresentando um deságio em determinado trecho rodoviário da 2ª Etapa de aproximadamente 65%. Assim, o valor das tarifas dessa Etapa são significativamente mais baixos do que os verificados nas concessões da 1ª Etapa. Após pesquisa verificou-se que foram vários os motivos que determinaram tão significante queda nas propostas de tarifas, como a diminuição do risco regulatório, a influência de indicadores macroeconômicos (PIB, Taxa de Juros, e Risco Brasil) mais estabilizados e em níveis propícios aos negócios, e uma melhor gerência regulatória do setor, após a criação em 2001 de uma Agência Reguladora específica (ANTT).
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/832
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