Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/846
Título: Os impactos das políticas fiscal e aduaneira no desempenho do comércio exterior brasileiro e na estabilização da economia nacional .
Autor(es): Lima, Bruna Mota de
Palavras-chave: Política Fiscal;Política Aduaneira;Comércio Internacional;Crescimento Econômico
Citação: LIMA, Bruna Mota de. Os impactos das políticas fiscal e aduaneira no desempenho do comércio exterior brasileiro e na estabilização da economia nacional. Brasília, 2013. 102f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O estudo analisa os impactos das políticas fiscal e aduaneira adotadas pelo Brasil nos anos de 1990 a 2002 sobre o desempenho do comércio exterior e a estabilização da economia nacional. Ainda que o referido período tenha sido marcado pelo baixo crescimento da economia nacional, percebe-se, no decorrer do estudo, que as políticas adotadas pelo país contribuíram para o crescimento e o dinamismo do comércio exterior brasileiro, gerando impactos positivos sobre a economia nacional. A análise qualitativa dos dados apresentados sugere, por exemplo, que o aumento das importações com a abertura do comércio, em um período inicial, contribuiu para a dinamização do parque industrial brasileiro. Com a mudança do regime cambial, em um segundo momento, as exportações assumiram um papel fundamental sobre as contas externas brasileiras. Ao longo do trabalho, demais variáveis são analisadas, em comparação com as políticas adotadas no período, permitindo verificar, pois, seus impactos positivos sobre o setor externo e a estabilização econômica.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/846
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Bruna Mota de Lima.pdf851.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.