Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4381
Título: Mandado de injunção na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal : efeitos inter partes ou erga omnes?
Autor(es): Evangelista, Gildene
Palavras-chave: Mandado de Injunção;Servidores públicos;Direito à aposentadoria especial;Supremo Tribunal Federal
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: EVANGELISTA, Gildene. Mandado de injunção na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal : efeitos inter partes ou erga omnes?. 2023. 26 f. Monografia (Especialização em Teoria geral do direito público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2010.
Resumo: O trabalho analisa o potencial concretizador da Constituição inserido no instituto do Mandado de Injunção sob a ótica da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, especialmente quanto ao julgamento das ações injuncionais nos 670, 708 e 712, que tratam do direito de greve dos servidores públicos civis, e nos 721 e 795 a respeito da aposentadoria especial dos servidores públicos. Constata-se a mudança de paradigma nas decisões do Supremo Tribunal Federal quanto à função concretizadora do Mandado de Injunção. Verifica-se o caráter mandamental e não meramente declaratório da referida garantia constitucional. Analisa-se, ainda, se há ou não discricionariedade do guardião da Constituição para fixar os efeitos da decisão em erga omens ou inter partes.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4381
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_GILDENE EVANGELISTA_Especialização_2010.pdf293.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.