Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1029
Título: A proteção das micro e pequenas empresas como aderentes nos contratos de adesão celebrados com fornecedores.
Autor(es): Judici, Leandro Rodrigues
Orientador(es): Khouri, Paulo Roberto Roque Antônio
Palavras-chave: Contrato de Adesão;Código de Defesa do Consumidor;Micro e Pequena Empresa;Função Social;Contratos, Fornecedores
Citação: JUDICI, Leandro Rodrigues. A proteção das micro e pequenas empresas como aderentes nos contratos de adesão celebrados com fornecedores. Brasília: I, 2011. 27f. –Artigo (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente artigo objetiva esclarecer qual a proteção que o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor propiciam ao Micro e Pequeno Empresário nos contratos de adesão celebrados com seus fornecedores; pode o Micro Empresário atrair a proteção do Código de Defesa do Consumidor aos contratos celebrados com seus fornecedores de produtos e serviços?; a simples contratação por adesão já exterioriza a vulnerabilidade do Micro e Pequeno Empresário? Para tanto, partindo de uma sintética conceituação de contratos, elencará as principais características dos contratos paritários segundo a autonomia da vontade e os contratos de adesão. No âmbito do Código Civil, a introdução das Cláusulas Gerais como normas de interpretação, destacando-se o princípio da função social do contrato e o princípio da boa – fé objetiva. No Código de Defesa do Consumidor, interpretação do art. 2º para fins de sua aplicação às pessoas jurídicas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Contratos e Responsabilidade Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1029
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Leandro Rodrigues Judici.pdf173.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.