Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1035
Título: Dignidade da pessoa humana e dano moral entre cônjuges: reparação civil por descumprimento dos deveres conjugais.
Autor(es): Garcia, Sueli da Cruz
Palavras-chave: Responsabilidade Civil, Relações Conjugais;Dignidade da Pessoa Humana, Relações Conjugais;Dano Moral, Relações Conjugais
Citação: GARCIA, Sueli da Cruz. Dignidade da pessoa humana e dano moral entre cônjuges: reparação civil por descumprimento dos deveres conjugais. Brasília, 2013. 48f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho se propõe a realizar um estudo acerca da reparação civil por danos morais entre cônjuges, em decorrência do descumprimento dos deveres conjugais, com fundamento no princípio da dignidade da pessoa humana, verdadeira cláusula geral dos direitos da personalidade, tendo em vista a inexistência de dispositivos legais específicos no Direito de Família disciplinando tais situações. Assim, tem por objetivo estudar um caso específico de dano moral, que nasce no seio da relação conjugal, podendo surgir daí a possibilidade de um cônjuge indenizar o outro, face a violação dos deveres conjugais. Todavia, tal responsabilidade será pautada na ocorrência de um ato ilícito, devendo o ofendido demonstrar, no caso concreto, que sofreu dor, vexame, sofrimento e humilhação, que foi violado no seu íntimo, no psicológico. O descumprimento dos deveres conjugais deve ser alçado a atos que contrariem a dignidade, a honra e a moral do outro cônjuge. Mediante o preenchimento dos pressupostos da responsabilidade civil: o ato danoso, o prejuízo e o liame causal entre o dano e a conduta, deve-se se indenizar todo mal causado ao cônjuge que foi lesado na sua dignidade. O reconhecimento do dano moral aqui é incontestável.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1035
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Sueli da Cruz Garcia.pdf427.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.