Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/126
Título: Exame multidisciplinar do princípio da economicidade: condição para segurança jurídica.
Autor(es): Basso, Jackson José
Orientador(es): Pereira, Flávio Henrique Unes
Palavras-chave: Direito Econômico;Economicidade;Segurança Jurídica
Citação: BASSO, Jackson José. Exame multidisciplinar do princípio da economicidade: condição para segurança jurídica. Brasília, 2010. 53 f. Monografia (Especialização) - Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A economicidade, conceito originário das Ciências Econômicas amplamente empregado na gestão de instituições, foi inserida no Art. 70 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como princípio e passou a ser estudada com maior profundidade pelo Direito. Entretanto, no âmbito da doutrina jurídica e da jurisprudência do STF, STJ e do TCU, vários são os conceitos e as definições de economicidade debatidos e utilizados, ocasionando interpretações parciais que podem gerar decisões teratológicas e, como conseqüência, insegurança jurídica. Diante da instabilidade semântica/conceitual do vocábulo economicidade, o mesmo foi examinado sob a ótica das Ciências Econômicas, do Direito e da Administração, compondo um cenário multidisciplinar e possibilitando criteriosa análise filosófica e axiológica do princípio, para propor que os limites da economicidade são a legalidade e a moralidade, e seus parâmetros de definição são a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações. Estruturando conceitos específicos e a doutrina, busca-se evidenciar a multidisciplinaridade como ambiente rico e propício à superação de barreiras, para diminuir a instabilidade semântica/conceitual da economicidade e, consequentemente, a insegurança jurídica.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/126
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Jackson Jose Basso.pdf608.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.