Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/168
Título: Superendividamento: a busca pelo tratamento justo no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Lima, Juliana Cabral
Orientador(es): Wada, Ricardo Morishita
Palavras-chave: Contrato;Função Social;Consumidor;Divída;Sociedade do Crédito;Superendividamento
Citação: LIMA, Juliana Cabral. Superendividamento: a busca pelo tratamento justo no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: IDP, 2010. 62f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A ausência de tutela legal para o tratamento do superendividamento no Brasil, combinada com o aumento do fenômeno na realidade brasileira, despertou o interesse no estudo pela busca de um tratamento justo ao consumidor superendividado. Observase que no Direito Comparado já existe tratamento específico para este fenômeno, que poderá ser aproveitado pelo ordenamento jurídico pátrio. Dessa forma, o presente estudo busca conceituar o fenômeno do superendividamento, demonstrando suas consequências e a importância do seu estudo, além de trazer suas possíveis causas. Dentro da realidade apontada e fundamentado no conceito de justiça de John Rawls, traz propostas de tratamento e de prevenção para o superendividamento, com base nas disposições legais existentes no Brasil.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito em Contratos e Responsabilidade Civil, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/168
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Juliana Cabral Lima.pdf332.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.