Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2169
Título: A estabilização da decisão que concede a antecipação dos efeitos da tutela requerida em caráter antecedente: análise do procedimento à luz dos princípios do contraditório e da efetividade da prestação jurisdicional.
Autor(es): Soares, Thiago Rosa
Orientador(es): Braga, João Ferreira
Palavras-chave: Processo Civil, Princípios;Tutela de Urgência;Tutela Antecipada
Editor: IDP/EDB
Citação: SOARES, Thiago Rosa. A estabilização da decisão que concede a antecipação dos efeitos da tutela requerida em caráter antecedente: análise do procedimento à luz dos princípios do contraditório e da efetividade da prestação jurisdicional. Brasília: IDP/EDB, 2016. 114f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, inovação legislativa trazida nos artigos 303 e 304 do Novo Código de Processo Civil brasileiro, a fim de aferir se o novo instituto é compatível com os princípios constitucionais do processo, sobretudo o devido processo legal e o contraditório, bem como a aptidão da estabilização (nos moldes em que foi introduzida no ordenamento) para o incremento da efetividade da jurisdição. Para tanto, no primeiro capítulo, abordam-se os princípios constitucionais do processo – devido processo legal, contraditório, ampla defesa e motivação das decisões judiciais – e seu tratamento legislativo na nova legislação processual, bem como na revogada. O segundo capítulo trata da necessidade de ser o processo voltado aos resultados sociais que produz, é dizer, à efetividade, e a importância das tutelas de urgência nesse cenário, assim como seu desenvolvimento legislativo e doutrinário na vigência do CPC/73. No capítulo final, é estudada mais pormenorizadamente a relação entre a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, de um lado, e princípios constitucionais e efetividade, do outro, além das alternativas existentes ao modelo positivado.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2169
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago Rosa Soares.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.