Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2299
Título: A terceirização de serviços no âmbito da construção civil: uma análise sobre os direitos fundamentais dos trabalhadores terceirizados.
Autor(es): Souza, Bruno Reis de
Orientador(es): Lourenço Filho, Ricardo Machado
Palavras-chave: Terceirização;Terceirização, Construção Civil;Terceirização, Consequências;Terceirização, Direitos Fundamentais
Editor: IDP/EDB
Citação: SOUZA, Bruno Reis de. A terceirização de serviços no âmbito da construção civil: uma análise sobre os direitos fundamentais dos trabalhadores terceirizados.Brasília: IDP/EDB, 2017.69f. Monografia(Especialização)-Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho tem por escopo realizar uma análise sobre algumas consequências da terceirização, tomando-se como base o setor da construção civil. A terceirização de serviços é um assunto bastante delicado de se tratar no ramo do Direito do Trabalho, principalmente pelo fato de existirem diversas lacunas legislativas com relação ao tema, sendo certo que o Judiciário tem se baseado apenas no entendimento consolidado pelo Tribunal Superior do Trabalho em sua Súmula 331. Para a análise das consequências, será feito o estudo da Ação Civil Pública nº 0000460-42.2014.5.03.0016 movida pelo Ministério Público do Trabalho da 3ª Região em desfavor das empresas Even Construtora e Incorporadora S/A e Even Brisa Alpha Empreendimentos Imobiliários LTDA. Na referida ação, entendeu-se que houve ilicitude na prática da terceirização. Portanto, a partir desse caso concreto, esta pesquisa se concentrará no estudo da precarização dos direitos trabalhistas, dos direitos fundamentais, adotando, inclusive, como marco teórico a Teoria dos Direitos Fundamentais de Ronald Dworkin, bem como será realizada uma análise de um possível retrocesso social com a prática da terceirização de serviços.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2299
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Bruno Reis de Souza.pdf925.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.