Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3771
Título: Registro de atos de aposentadoria pelo tribunal de contas
Autor(es): Sebba Filho, Antônio
Orientador(es): Araújo, Carlos Mauricio Lociks
Palavras-chave: Tribunais de contas;Atos administrativos;Registro de aposentadorias
Editor: IDP/EAB
Citação: SEBBA FILHO, Antônio. Registro de atos de aposentadoria pelo tribunal de contas. 2022. 31 f. Monografia de especialização (Pós-graduação em Controle Externo e Governança Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Goiânia, 2017.
Resumo: O presente artigo discorre sobre os atos de aposentadoria dos servidores públicos pelos Tribunais de Contas. Tais atos têm sido considerados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como “complexos”, porquanto se aperfeiçoam apenas com o correspondente registro na Corte de Contas. A par disso, são inúmeros os precedentes do STF no sentido de que a Administração pode anular seus atos, a qualquer tempo, quando ilegais ou inconstitucionais. A partir das pesquisas realizadas em fontes doutrinárias, legais e jurisprudenciais, verificam-se evoluções das competências dos Tribunais de Contas no Brasil, clarificando assim que os atos dos Tribunais de Contas são compostos e não complexos.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3771
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ANTONIO SEBBA FILHO_2017.pdf294.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.