Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/821
Título: A repercussão da teoria de Peter Häberle no controle abstrato de constitucionalidade brasileiro – a abertura procedimental como instrumento de legitimação democrática do processo de tomada de decisão judicial.
Autor(es): Braga, Flávia Almeida de Sousa Oliveira
Palavras-chave: Interpretação Constitucional;Controle de Constitucionalidade;Peter Häberle
Citação: BRAGA, Flávia Almeida de Sousa Oliveira . A repercussão da teoria de Peter Häberle no controle abstrato de constitucionalidade brasileiro: a abertura procedimental como instrumento de legitimação democrática do processo de tomada de decisão judicial. Brasília, 2013. 61f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho analisa os mecanismos de democracia deliberativa aplicáveis ao processo de tomada de decisão em sede de controle abstrato de constitucionalidade. A experiência em diversos julgamentos protagonizados pelo Supremo Tribunal Federal tem demonstrado que o magistrado, em casos cuja relevância transcende os interesses dos sujeitos diretamente envolvidos, afetando a sociedade por um todo, e que versam sobre temas interdisciplinares, não se mostra autossuficiente para chegar à melhor decisão sem antes promover a pluralização do debate constitucional e, consequentemente, considerar alternativas interpretativas para o caso em análise. Nesse sentido, a Corte Constitucional tem recorrido a audiências públicas e ao ingresso de amici curiae, à solicitação de informações a outros órgãos do Judiciário, assim como à transmissão simultânea de julgamentos. Tais instrumentos tem ampliado o círculo de intérpretes da Constituição, com inspiração na doutrina de Peter Häberle, proporcionando considerável incremento democrático nas decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/821
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Flavia Almeida de Sousa Oliveira Braga.pdf462.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.