Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3283
Título: Direito social do trabalho: a condição do trabalho digno e a evolução na constituição brasileira
Autor(es): Sêrro, Dalila Aparecida Brandão do
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Direito do Trabalho;Desemprego;Pirataria
Editor: IDP/EAB
Citação: SÊRRO, Dalila Aparecida Brandão do. Direito social do trabalho: a condição do trabalho digno e a evolução na constituição brasileira. 2009. 40 f. Monografia de Especialização (Pós-graduação em Direito Constitucional) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Os tempos modernos trouxeram consigo inovações tecnológicas que possuem um papel contraditório: facilitam a vida pessoal e a acumulação de capital por meio da produção, e prejudicam; por meio de uma de suas facetas mais comuns: a pirataria. O emprego da tecnologia também influenciou na questão das altas taxas de desemprego, uma vez que a máquina vem gradualmente substituindo o homem, fato este que colabora na crescente insegurança e precariedade de novas formas de ocupação, na queda dos salários reais e na exclusão social, elementos estes que, principalmente a partir da década de 90 condicionam a vida do trabalhador. A própria pirataria, por conta da sua atual dimensão, acaba por gerar um novo modelo de negócios, que vem ao encontro das ansiedades do trabalhador moderno, o chamado mercado informal, que se trata de um fenômeno global tanto em termos de localização quanto em termos de comercialização, uma vez que, os elementos pirateados, são consumidos generalizadamente em todas as classes sociais. As causas dessa realidade, e como o Direito do Trabalho reage a esses novos paradigmas, serão as reflexões norteadoras do desenvolvimento deste trabalho.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3283
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ DALILA APARECIDA BRANDÃO DO SÊRRO_ ESPECIALISTA EM DIREITO CONSTITUCIONAL.pdf296.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.